persona

O que é uma persona?

Toda agência de comunicação já se questionou em qual é o público-alvo do seu cliente, não é mesmo? Definir esse ponto é fundamental tanto para o desenvolvimento de produtos / serviços, quanto para a produção de conteúdo que vai atingir novos clientes. Para produzir material para o blog e para as redes sociais da empresa, as agências utilizam um recurso que facilita o direcionamento de temas: a persona.

A persona pode ser definida como o cliente típico, com as principais características dos compradores. Montar uma persona – ou até mesmo várias – pode ser mais fácil quando você encontrar as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Quer entender mais sobre este tema? Então continua lendo que nós vamos explicar.

O que é uma persona?

A persona é a representação do seu cliente ideal. Sua criação é pautada em dados comportamentais e características demográficas dos clientes. Além disso, sua criação conta com histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e, até mesmo preocupações. A base de clientes que a empresa possui é uma ótima fonte para começar as investigações, por exemplo. Dessa forma, em uma rápida análise, você, como agência, vai conseguir identificar características de potenciais compradores.

Uma dica muito válida é prestar atenção tanto nos clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Nos dois casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais os desafios seus clientes estão enfrentando.

A diferença entre entre persona e público-alvo

Muitas pessoas confundem os conceitos entre persona e público-alvo. Mas é importante ressaltar que persona e público-alvo são coisas diferentes. Vamos exemplificar:

Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em administração, com renda média mensal de R$ 3,5 mil. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona: Clara Guimarães tem 26 anos, é recém-formada em administração. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de uma especialização no exterior, pois adora viajar e conhecer novas culturas. É solteira e sempre quis fazer um intercâmbio. Está em busca de uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Qual é o objetivo de criar uma persona?

A criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital. Elas são criadas para enviar a mensagem certa, com o tom certo, para as pessoas certas e, dessa forma, termos maiores chances de sucesso.

Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca. Sem esta ferramenta, pode ser que acabe provocando um ruído na comunicação da sua campanha, promovendo, por exemplo, cortes de carnes para quem é vegetariano. Ou oferecendo um produto destinado à classe A para a classe D. Exemplos não faltam!

Depois de entender o que é persona, quais suas vantagens para seu negócio e de levantar algumas informações. Você vai precisar se orientar pelo perfil de seu cliente típico. Ou seja, deverá ser guiado pela maioria para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria a ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

Resumindo: você precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço busca na área de atuação de sua empresa. Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, como os problemas relacionados ao seu setor que ela enfrenta.

Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.

Veja todos os posts