SEO

O que é SEO?

Você já deve ter escutado falar sobre o termo SEO. Mas você sabe qual é a sua utilidade?

Em suma, as técnicas utilizadas pelo SEO têm como objetivo aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico de um site a fim de melhorar sua posição no ranqueamento de buscas por meio de palavras-chave. É possível, dessa forma, inclusive, aparecer na primeira página do Google.

Entretanto, aparecer na primeira página do maior buscador do mundo está longe de ser uma tarefa fácil. Para que você consiga atingir seus objetivos, é necessário aplicar diversas práticas a fim de otimizar os seus conteúdos e o seu site. Tudo fica mais fácil quando se tem uma equipe especializada no assunto para te ajudar.

Quer aprender mais sobre SEO? Continue lendo nosso post.

SEO: como funciona?

O SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de Busca, reúne um conjunto de práticas planejadas a fim de melhorar a posição de rankeamento de uma página na web quando uma palavra-chave é procurada em motores de busca. Como por exemplo o Google e o Bing.

Quando o SEO começou a ser utilizado, ele concentrava as suas principais estratégias em chegar ao topo dos resultados apenas através de procedimentos mais simples que eram desenvolvidos somente para que os buscadores enxergassem a página. Mas muitos problemas surgiram a partir disso. Pois muitas práticas indevidas começaram a ser colocadas em prática. Por exemplo, o uso excessivo de palavras-chave para chamar a atenção do buscador resultou no que conhecemos hoje como black hat.

Essas e outras práticas acabavam deixando o usuário descontente com aquilo que encontravam e os buscadores começaram a perceber isso. Dessa forma, foram surgindo várias atualizações para que os motores de busca pudessem analisar outras instâncias do site e conteúdo, e então encontrar a página mais adequada para determinada busca.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, que quer dizer Otimização para Motores de Busca. Ele pode ser definido como técnicas que são implementadas a fim de melhorar o posicionamento de suas páginas nos sites de busca. Como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo. Sendo assim, o grande objetivo do SEO é fazer com que os usuários encontrem o seu site organicamente no Google ao digitarem um termo de pesquisa que esteja relacionado com seu negócio.

Quem não sonha em ser tão relevante e aparecer nas primeiras posições do Google, não é mesmo? Para um trabalho mais rápido, pode-se pensar na utilização de links patrocinados. Porém, isso são anúncios feitos na plataforma Google Ads e não resultados orgânicos. Para garantir resultados orgânicos relevantes que figurem na primeira página, é preciso muito trabalho através das diversas técnicas de SEO.

Mas como eu apareço no Google?

Essa é uma pergunta muito frequente. Afinal, quem não quer aparecer no Google? Primeiro, você precisa conseguir adequar seu site aos padrões de SEO do Google. Não caia nessa de que é só colocar as palavras-chave e pronto. Você vai precisar de um profissional gabaritado para aplicar devidamente cada técnica e fazer a sua página ser encontrada.

E sabe qual é o melhor? Quando você otimiza o seu site, você não só melhora o seu posicionamento no Google, mas também em outros buscadores como o Yahoo e o Bing.

E quais são os benefícios do SEO?

O trabalho de SEO sempre precisa estar alinhado a uma boa estratégia de marketing, assim, ele consegue trazer muito mais resultados práticos e de performance para o seu dia a dia. Veja abaixo alguns benefícios de inserir o SEO no seu planejamento:

Ser notado

Quando você não aparece nos resultados de pesquisa dos motores de busca, você perde muito! É lá que muitas vezes as pessoas vão procurar sobre o produto ou sobre as suas dores e soluções. E se você não está presente, como as pessoas vão te encontrar?

Reconhecimento e autoridade

Estar nas primeiras posições do Google faz com que as pessoas respeitem mais a sua marca online e enxerguem o seu produto como referência. Assim, ganhar autoridade pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Estratégia completa

Uma estratégia completa é uma solução que abrange diversas ferramentas e mecanismos para trabalhar a marca, produto ou serviço. Assim, contar com uma equipe experiente vai fazer toda a diferença.

Fatores de rankeamento On-page e Off-page

Estratégias On-page são técnicas utilizadas diretamente na página. São os componentes que estão diretamente relacionados com a otimização do conteúdo. Já os Off-page são aqueles que não precisam estar diretamente relacionados à sua otimização. Continue lendo para aprender os principais pontos!

Título da página: seja direto

Também conhecido com Title Tag, o Título da página é um fator de rankeamento muito importante. Ele representa a frase que aparece na página de resultados dos buscadores e também na aba do navegador quando você entra. Uma observação importante: nos blogs, essa tag não precisa ser necessariamente o título do artigo. Porém, não se pode esquecer que ela deve conter as palavras-chave relacionadas ao conteúdo. Afinal, o leitor precisa sentir que encontrou o que estava procurando.

Uma boa dica é que o termo principal para que se quer dar enfoque esteja o mais à esquerda possível. Pois os motores de busca dão mais relevância para esse detalhe.

Subtítulo: seja organizado

Se você já trabalha com SEO está acostumado com os termos H1, H2 e H3. E se você pretende trabalhar já pode começar a se acostumar!

Títulos e subtítulos são componentes muito importantes para os mecanismos de busca. Contar com um texto bem dividido em subtítulos ajuda muito mais as pessoas a se encontrarem nas páginas e a encontrarem aquilo que elas estão procurando. O H1 é o mais importante e deve estar presente em todas as páginas obrigatoriamente. Dessa forma, ele deve resumir sinteticamente o assunto do conteúdo ao mesmo tempo em que utiliza a palavra-chave. Já os H2 a H6 são numerados de acordo com a hierarquia do texto, podendo existir repetição deles de acordo com a estrutura do texto.

URL: seja amigável

Se você pensou que a url não entraria nessa lista, se enganou! Ela é um fator de rankeamento muito significativo. Os motores de busca levam em consideração se a url é amigável ou não. Por isso, contar com uma url que apresente o conteúdo da página de modo que seja fácil identificá-lo pode te render bons pontos. Por isso, não esqueça de utilizar as suas palavras-chave na hora de criar a url. E claro, seja objetivo e direto, mas ao mesmo tempo, diga ao leitor o que ele vai encontrar ao acessar a sua página.

Conteúdo: seja relevante

O componente da estratégia que vai realmente fazer seu lead se interessar ou não pelo que você tem a falar é o conteúdo. Então, não esqueça que essa é uma parte fundamental e que precisa ser olhada com todo carinho.

Por isso, preste bastante atenção na hora da produção. Uma coisa que não pode faltar nesse momento é a utilização da palavra-chave. Se você estiver pensando que isso é muito óbvio, é sim. Mas o que você precisa saber é que as palavras-chave devem existir no texto ao mesmo tempo em que devem fazer o seu leitor se sentir confortável com o que está lendo. Então, não exagere ou use de forma aleatória! Utilize-a de maneira natural, use sinônimos e exemplos.

Além disso, o texto deve ser relevante. Afinal, por que ser só mais um? Mostre o seu diferencial! Uma dica importante é pensar em como a sua persona gostaria de receber essa informação. Fale a linguagem dela e traga informações que sejam interessantes para ela!

Não esqueça, antes de tudo de criar um documento para a sua persona assim como para a jornada de compra do seu cliente. Assim, fica mais fácil para você saber com quem está falando e de que forma.

Como dissemos antes, é muito importante ter uma equipe qualificada para cuidar deste ponto na sua estratégia de marketing digital. Entre em contato conosco para saber mais.

Veja todos os posts