Marketing 5.0: Evolução e tecnologia na humanidade

Marketing 5.0: Evolução e tecnologia na humanidade

O Marketing 5.0

No ano de 2020 tivemos a pandemia do Covid-19 que trouxe o isolamento social, quarentena, lockdown, fortalecendo ainda mais o mundo digital. Mais e mais pessoas passaram a consumir digitalmente e empresas tiveram que rapidamente se adequar a essa realidade. Aquelas que não estavam ainda usando o meio digital, tiveram sérios problemas para sobreviver no mercado. Contudo, as empresas que já estavam inseridas nesse meio estavam mais preparadas para enfrentar os desafios que surgiram.

Esse cenário acelerou ainda mais as mudanças e encaminhou para o que Setiawan apresentou no e-WMS de Marketing 5.0. Um marketing que junta a tecnologia e o ser humano. Um marketing centrado em dados, mas humanizado. Marketing 5.0: Evolução e tecnologia na humanidade, seria esse o resumo.

Tecnologia para a humanidade

A tecnologia digital traz perigos, mas, também, promessas. Como perigos podemos citar: automação e perda de emprego, confiança e medo do desconhecido, preocupações com privacidade e segurança, bolha de filtro e a era da pós-verdade, vida digital e os efeitos colaterais comportamentais. E, como promessas: economia digital e criação de riqueza, big data e aprendizagem contínua, vivendo inteligente e ser aumentado, melhoria do bem estar e extensão de vida, sustentabilidade e inclusão social.

Está havendo a simbiose homem-máquina. A máquina traz o processamento dos dados, a extração de informações, o gerenciamento do conteúdo; a convergência, o pensamento estruturado, a descoberta de padrões; o uso do pensamento lógico por algoritmos específicos; tarefas repetitivas e programáveis em velocidade e escala.

Já o lado humano filtra ruídos, desenha insights e desenvolve sabedoria. Também apresenta divergência de pensamento e encontra soluções fora da caixa. Usa a empatia para criar conexões que ressoa e tem o entendimento contextual e raciocínio de senso comum.

A tecnologia se inspira no ser humano e eles se complementam. O pensamento, a sensação, a detecção, o movimento, a imaginação e conexão do ser humano. A inteligência artificial, o processamento natural da linguagem, tecnologia de sensor, robótica, realidade mixada, IOT (internet das coisas – Internet of things) e blockchain pelo lado tecnológico.

Os cinco elementos do Marketing 5.0

Setiawan apresentou em sua palestra os 5 elementos do Marketing 5.0. Esses elementos são o Data-Driven Marketing (marketing baseado em dados), Predictive Marketing (marketing preditivo), Contextual Marketing (marketing contextual), Augmented Marketing (marketing aumentado), Agile Marketing (marketing ágil).

Fonte: Setiawan, 2020 – e-WMS

No marketing baseado em dados o objetivo de selecionar o correto mix de mídia de comunicação de marketing requer algumas análises. As análises seriam: de lucro e segmentação do público, mapeamento da jornada do cliente, análise do conteúdo, hábitos de mídia, efetividade do Inbound Marketing. E, as fontes de dados vem do social, da mídia, da web, do POS (ponto de venda – points of sale), IoT e os dados de engajamento.

marketing preditivo pressupõe a gestão do clientegestão do produto e gestão da marca. Na do cliente, pela descoberta de oportunidade de up-selling e cross-selling, a previsão da fidelidade do cliente e a detecção do churn, e determinação das melhores ações para cada cliente. Na de produto, prever a probabilidade de sucesso do produto lançado, personalizar a proposição de valor do produto para cada cliente, recomendar produtos do portfólio. E por fim, na gestão da marca, prever a campanha de marketing que dará certo, qual conteúdo de marketing irá ressoar bem com os clientes, guiar os clientes com conteúdos pela sua jornada digital. Para tanto é preciso usar inputs e outputs do passado e novos, previsões.

Já o marketing contextual utiliza sensores que identificam o cliente e aprendem com ele, utilizando inteligência artificial que prevê e entrega respostas personalizadas para o cliente. Para isso, depende de gatilhos, através de IoT (com a pessoa certa, o perfil correto, o lugar certo, o momento certo, o humor certo), e de respostas pela IA (com a experiência correta, na mídia certa, com a promoção certa, o produto certo e a mensagem correta).

marketing aumentado é o funil de vendas capturando leads com conversas qualificadas por chatbot no seu topo. Nutrindo esses leads com conteúdo educacional no meio. Com a força de vendas convencendo os leads qualificados com uma venda consultiva no final do funil. E essa mesma força de vendas fechando a negociação final.

marketing ágil é trabalhar com análises em tempo real, ter times descentralizados, ter plataforma de produto flexível, processos concorrentes, experimentação rápida e ser aberto a inovação.

Com o Marketing 5.0 se esquece o tradicional?

O marketing evolui conforme as mudanças na sociedade e no comportamento do consumidor. Contudo, um novo modo de marketing não invalida a existência ou a necessidade dos outros. Dessa forma, entende-se que esses tipos de Marketing são complementares e devem ser vistos como essenciais para os negócios.

Ainda temos muito que aprender sobre esse novo formato de marketing e nos adaptarmos a ele sem perdermos a essência do nosso negócio. Para tanto, é preciso atender o cliente de forma clara, honesta, com responsabilidade e de forma humana. A digitalização e a tecnologia precisam ser usadas a favor do ser humano. Para entender mais sobre esse assunto, leia o livro “Marketing 5.0”: Evolução e tecnologia na humanidade, em janeiro de 2021. Uma boa leitura.

Veja todos os posts