O quanto é importante definir o público-alvo no seu negócio

O quanto é importante definir o público-alvo no seu negócio e o que isso significa dentro de uma estratégia

O que é público-alvo?

O público-alvo é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo de pessoas. Essas informações possibilitam às empresas, determinarem o perfil de seus futuros consumidores, o que permite, elaborar uma comunicação eficiente e focada.

Mas, vale ressaltar a importância de se conhecer primeiramente, o seus próprios serviços e/ou produtos, e com quem eles devem conversar. Dessa forma não será difícil traçar um perfil, pois serão pessoas que se identificarão e interessarão pela sua marca.

Algumas das características utilizadas para se traçar esse perfil, são: Idade, sexo, profissão, interesses, classe social, localização, entre outros.

Primeiramente, ao começar a trabalhar na sua estratégia, é comum se perder de início, mas nada de pânico! Vamos guiá-lo em um tutorial básico de como dar seus primeiros passos.

Exemplificando:

Ao traçar o público-alvo de uma faculdade, quem eu devo atingir?

Principalmente alunos que estão concluindo o ensino médio e profissionais (jovens e seniores) em busca de especialização (Pós/MBA) ou segunda graduação, e profissionais em busca de especialização.

Traçando o perfil:
Idade: de 17 à 35 anos
Sexo: Ambos
Profissão e Interesses: ambos irão variar de acordo com os cursos oferecidos pela Instituição (Direito, Comunicação, Marketing, Odontologia, Contabilidade, etc)
Classe social: Classe B e C (também pode variar de acordo com o porte da Instituição)
Localização*: Rio de Janeiro, RJ – Cidade onde está localizada a faculdade
*Em caso de algumas lojas/restaurantes, o mais indicado é segmentar a localização por bairro, ou até mesmo área de atuação (perímetro em Km).

Veja mais conteúdo produzido pela Nexos Creative aqui.

Veja todos os posts