Conheça as 7 principais mudanças e tendências do mercado digital

O mercado digital ocupa um papel central na evolução constante da Transformação Digital.

Como as tendências desse movimento não param de surgir, é natural também que algumas delas estejam envolvidas diretamente em afetar a maneira como se compra e vende pela web. Veja a seguir uma lista de 7 mudanças e tendências trazidas pela evolução do mercado digital e qual o impacto que elas podem ter na sua empresa:

1. Web Analytics
O ambiente virtual é bastante concorrido, e cada esforço feito precisa ser medido e otimizado, para evitar desperdícios e aumentar as vendas.

Por isso, a análise de métricas e indicadores de desempenho, ou KPIs, é fundamental para o mercado digital.

Aprender com especialistas e fazer cursos na área são boas formas de dominar o assunto. Não deixe passar e perder boas oportunidades por falta de conhecimento na hora de analisar métricas importantes.

2. Internet móvel
Pode soar estranho porque já é muito comum para a maioria de nós! Mas a internet móvel é um dos motores que impulsionam o mercado digital.

Sem a melhora na qualidade de conexão móvel, o acesso mais amplo a planos de internet e aparelhos de melhor qualidade no mercado, dificilmente teríamos um ecossistema digital tão vivo e cheio de transações ocorrendo a cada minuto.

3. Economia compartilhada
A economia compartilhada é outro modelo de negócios que surgiu com o uso mais amplo da internet como canal de negócios.

As pessoas se deram conta de que compartilhar bens, serviços e experiências muitas vezes sai mais barato e é mais interessante do que comprar algo sozinho.

Na era social, onde tudo é feito para ser exposto, o mercado digital encontrou um nicho lucrativo e que explora o desejo das pessoas de se sentirem parte de algo maior.

4. Inteligência artificial
A inteligência artificial contribui para sistemas cada vez mais sofisticados em instituições de todo tipo.

Seja para realizar tarefas importantes, como operações administrativas, ou lançar campanhas de marketing melhores, a inteligência artificial tem papel de destaque no mercado digital.

A tendência é que esse papel aumente consideravelmente nos próximos anos, à medida que as soluções de IA avançam e se tornam mais populares.

5. Realidade virtual
A realidade virtual ainda é uma área em evolução, mas tem tudo para transformar completamente a forma como as pessoas compram e vendem e deve impactar profundamente o mercado digital.

Gigantes, como Google e Apple já apostam na realidade virtual, e com bons motivos: a ideia da imersão completa em universos antes vistos apenas à distância, por meio de TVs e telas de cinema, é muito interessante do ponto de vista dos negócios.

6. Internet das coisas
A internet das coisas é outra das promessas para o futuro próximo que já têm mostrado grande potencial.

A pulseira usada nos parques da Disney em Orlando, EUA, é prova de que a conexão de aparelhos vestíveis (apenas uma das infinitas possibilidades dessa tecnologia) podem ser usados para integrar experiências de consumo digital e físico de forma quase perfeita.

7. Bitcoin e outras criptomoedas
O Bitcoin faz parte das chamadas criptomoedas, e veio para remodelar o uso da internet como canal comercial.

Depois das suspeitas iniciais geradas pelo uso da moeda no mercado negro. Já existem muitas pessoas investindo tempo e dinheiro na exploração dessa nova forma de realizar pagamentos.

O conceito do Bitcoin pode ser explorado até na produção de conteúdo de forma segura. E tende a ser cada vez mais utilizado como forma de validar transações que exigem um nível superior de proteção à fraude.

A Nexos está sempre atualizada, buscando tudo o que há de mais novo no universo do Marketing digital! Por isso que trabalhamos com foco no seu crescimento, abordando todas a fontes e ferramentas para o sucesso do seu negócio.

Veja todos os posts